sábado, 26 de maio de 2012

POST 114: "CASA GIRASSOL" ADEQUA TETO À POSIÇÃO DO SOL PARA PRODUZIR MAIS ENERGIA

A lógica é simples: assim como um girassol, que muda de posição acompanhando a luz do sol, o teto da casa se move através de um sistema mecânico para aproveitar o máximo de energia solar possível e, dessa maneira, produzir mais energia. A ideia foi posta em prática por um pesquisador português e será apresentada em setembro na Solar Decathlon, maior feira de arquitetura sustentável da Europa.


Manuel Lopes, de 40 anos, é mestrando na Faculdade de Arquitetura do Porto (FAUP), e pretende criar o "maior povoado vivo do mundo". O projeto dele prevê a construção de casas cobertas com painéis fotovoltaicos capazes de se movimentar de modo que se mantenham sempre virados para o sol. Dessa maneira, garante o pesquisador, será possível a residência produzir cerca de duas vezes e meia mais energia elétrica do que consome.

Os painéis, além de captarem energia, deverão servir também para produzir mais sombra no verão e permitir a maior entrada de sol durante o inverno, o que deve ajudar a reduzir o consumo de condicionadores de ar e aquecedores em cada estação.
Sobre os custos, o pesquisador acredita que o investimento no telhado sustentável poderá ser pago ao longo dos anos com a economia na conta de energia.


POST 113: PEIXE-ROBÔ CHAMA A ATENÇÃO PARA A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS

Movimento oscilante
Pesquisadores lançaram às águas um peixe-robô amarelo que realmente é capaz de chamar a atenção.

Projetado para monitoramento da qualidade das águas, o robô se diferencia dos inúmeros outros projetos de peixes-robôs e dos robôs submarinos por um sistema de propulsão por braço oscilante.
Embora tente imitar um peixe, os animais têm um sistema de locomoção bem mais complexo, que inclui a oscilação de todo o corpo, coordenada com o movimento das barbatanas.

A propulsão do novo robô está para o nadar de um peixe assim como o voo de um pássaro está para o voo de um avião.
Contudo, simulações em computador têm mostrado que projetos mais avançados de peixes-robôs podem ser altamente eficientes, levando alguns cientistas a falarem em substituir as hélices na propulsão de navios.


Projetos alternativos
Luke Speller, um dos criadores do peixe-robô amarelo, afirmou que um dos objetivos dos testes, que está sendo realizado no norte da Espanha, é refinar o projeto, com vistas a comercializá-lo para o monitoramento ambiental.

Já existem robôs monitorando todos os oceanos da Terra desde 2008, mas todos usam sistemas mais simples e mais eficientes de locomoção, sobretudo porque um monitoramento mais eficiente exige que o robô mergulhe continuamente, para coletar dados a várias profundidades.


Mas parece haver espaço para projetos diferenciados: há poucos dias, robôs movidos por ondas bateram o recorde mundial de distância para robôs autônomos flutuantes.
E seu objetivo também é o monitoramento ambiental.

Cada um na sua
O robô-peixe amarelo pode até perder em eficiência na conversão de energia - a carga de suas baterias não dura mais do que oito horas - mas tem grande apelo de mídia.
Assim, ele pode encontrar seu nicho de aplicação na divulgação da robótica, em atrações turísticas, ou em "iniciativas ambientais" onde o marketing seja mais importante do que o meio ambiente em si, como ocorre nos "projetos de sustentabilidade" de várias empresas.
Por detrás das cortinas, ou sob as águas, o trabalho sério poderia ser feito por enxames de robôs flutuantes, capazes de coletar dados continuamente em águas rasas ou até mesmo na correnteza de rios.


FONTE: IT

POST 112: AS 10 MELHORES CIDADES DO MUNDO PARA UM PASSEIO NO PARQUE

O contato com a natureza é um luxo para quem mora nos grandes centros urbanos, sem falar dos benefícios à saúde. Para os fãs da paisagem, o guia Frommer's listou as dez cidades do mundo que cuidam de seus parques e áreas verdes de forma exemplar.

NOVA IORQUE
Esqueça todo o concreto, barulho, tráfego pesado, e o corre-corre da multidão de gente que parece se deslocar em bloco.
Nova Iorque, uma das cidades mais vibrantes do mundo, quem diria, tem alguns dos parques mais bem cuidados e atraentes, na avaliação do Guia.
O mais conhecido e famoso, claro, é o Central Park, cenário de inúmeros filmes e séries de TV. Também em Manhattan, outro parque que chama atenção é o "lindamente arborizado" Tryon Park. Em municípios vizinhos, destaque para o Prospect Park e o Brooklyn Botanic Gardens e ainda o Pelham Bay Park, no Bronx.
O que todos eles têm em comum? "Beleza garantida em todas as estações", garante o Frommer´s.
 



BARCELONA
A segunda colocada na lista é Barcelona. De acordo com o Guia, as áreas mais bonitas e bem servidas de vegetação não ficam no centro histórico catalão, mas nos parques e colinas da redondeza.
Dentre as atrações, o Parc Güel é "uma combinação estonteante" de parque e inovadoras formas arquitetônicas e esculturais, cortesia do gênio Antoni Gaudí. Em termos de dimensão, ganha o parque Ciutadella, que tem dois museus, um zoológico e festivais de música durante o verão.
Já em Montjuïc, perto do estádio olímpico, ficam os Jardins Mossen Costa e Llobera, lar de centenas de variedades de cactos, e os Jardins Mossen Cinto Verdaguer, onde cem mil espécies de plantas florescem todos os anos.


LONDRES
A cidade que pretende realizar os Jogos Olímpicos mais verdes da história pontua bem quando o assunto é conservação de seus parques. Terceira colocada na lista da Frommer´s, Londres possui oito parques principais, conhecidos como Royal Parks, donos de paisagismo impecável.
Quem passeia por eles desfruta não apenas do visual belíssimo de canteiros coloridos – uma explosão de flores e fragâncias - mas da arquitetura histórica, estátuas, fontes, lagos e memoriais.


PARIS
A Primavera torna os jardins de Paris uma atração à parte. De acordo com o Guia, alguns do mais belos parques da cidade se encontram em pequenas praças em bairros locais, mas há também vários exemplos significativos de projetos do clássico jardim francês.
Um desses pontos românticos são os Jardins de Luxemburgo, nas dependências do Palácio de Luxemburgo, sede do senado francês.
Esse cartão postal parisiense possui um lago, fontes e árvores imponentes, além de coloridos canteiros de flores. O espaço também funciona como uma galeria de arte a céu aberto, com importantes esculturas e coleções que remontam ao século XVI.


MUNIQUE
Embora boa parte da beleza dessa cidade alemã se concentre em sua arquitetura histórica, ruas de paralelepípedo e na famosa hospitalidade bávara, é nos parques da cidade que os visitantes encontram ar fresco e contato com a natureza, diz o Frommer´s.
O maior parque de Munique e também mais famoso é o Jardim Inglês (Englischer Garten), um verdadeiro convite para se sentar na praça, próximo ao pagode chinês e alimentar os patos no lago, enquanto beberica uma cerveja local.
Endereço da mundialmente famosa Oktoberfest, Munique é também umas das 10 melhores cidades do mundo para caminhar, segundo o Guia.


CHICAGO 
Combinando paisagens naturais com árvores frondosas, jardins e esculturas, os parques estão por todas as partes em Chicago, ocupando 8% do território da cidade.
De frente para o Lago Michigan, o Grant Park é um dos melhores e maiores espaços verdes e funciona como palco de eventos importantes.
Foi lá que o presidente amerciano Barack Obama fez seu primeiro discurso após a vitória nas eleições dos EUA, em 2008.


SÃO FRANCISCO 
A sétima colocada na lista de cidades com melhores parques é a americana São Francisco, na Califórnia.
Em suas praças e espaços ao ar livre, os moradores se reúnem para praticar exercícios físicos, participar de comícios políticos ou simplesmente se refugiar do movimento da cidade no meio da natureza.
O mais famoso, o Golden Gate Park, tem um jardim japonês e oferece uma série de atividades de lazer, que vão de aulas de golfe à arco e flecha.


MELBOURNE
Totalmente plana, Melbourne é considerada a melhor cidade da Austrália para viver sem se preocupar em ter um carro para se locomover.
Ela se torna ainda mais atraente para quem pretende levar um estilo de vida ecofriendly por ser o município urbano australiano com mais espaços voltados para parques.
No Royal Botanic Gardens, é possível encontrar mais de 12 mil espécies de plantas, árvores e flores, além de uma fauna belíssima, composta de cisnes negros, cangurus e esquilos.
A paisagem é o cenário perfeito para caminhadas, um piquenique, ou só para sentar e ler um livro.


TÓQUIO
A imagem de Cerejeiras floridas é sem dúvida uma das mais presentes no imaginário de muita gente e realmente trata-se de um espetáculo a parte, que atrai milhares de turistas para a cidade durante a Primavera.
De acordo com o Guia, muitos dos parques de Tóquio eram, no passado, de propriedade particular e foram transformados em espaços públicos com paisagens ornamentais.
O Hibiya Park é o principal parque da cidade no "estilo ocidental", com fontes, lagos e caminhos sinuosos, canteiros floridos, esculturas, e um hall para eventos e concertos ao ar livre.
Para um jardim mais tradicional, a opção é visitar o Hama Rikyu Gardens e o Kiyosumi Gardens, típicos jardins japonêses.


FILADÉLFIA
A cidade possui números que impressionam: são 63 parques que se estdem ao longo do rio Schuylkill e ocupam cerca de 10% da área da Filadélfia.
Os parques abrigam edifícios históricos, o mais antigo jardim zoológico dos EUA, seis campos de golfe, trilhas de bicicleta, locais para exercícios, e uma série de jardins e zonas arborizadas.
Destaque para o Wissahickon Valley Park, com seus 50 quilômetros de terreno acidentado que tornam mais divertidos os passeios de bike, e o riacho Wissahickon, onde é possível pecsar truta.




FONTE: EXAME

POST 111: 7 MULTIMILIONÁRIOS DOS NEGÓCIOS "VERDES"

Aloys Wobben

Ele instalou sua primeira usina eólica no quintal da própria casa em 1984. Hoje, o empreendedor alemão Aloys Wobben é dono da Enercon, uma gigante do setor de construção de geradores eólicos, que já instalou mais de 17 mil aparelhos em 30 países pelo mundo, além de empregar mais de 12 mil pessoas. No ranking da Forbes, Wobben é o maior bilionário verde do mundo, com um patrimônio líquido de cerca de US$ 2,3 bilhões.


Rubens Ometto

O segundo homem mais rico em negócios verdes é o brasileiro Rubens Ometto Silveira Mello, o “único bilionário do etanol”. O executivo é dono da Cosan, a maior exportadora mundial de açúcar e etanol e detentora da marca Esso no Brasil. Seu partimônio “verde” líquido, diz a Forbes, chega a US$1.9 bilhão.



Zhu Gognshan

Quem aparece na terceira colocação, atrás de Aloys Wobben e Rubens Ometto, é o empresário Zhu Gognshan, dono da GCL Energia Poly, maior empresa chinesa de policilício, principal matéria prima para a fabricação das placas de energia solar. A companhia está envolvida em quase todos os métodos de produção de energia, exceto o nuclear. Zhu construiu sua primeira usina de eletricidade em 1996. Hoje, possui um patrimônio “verde” líquido de US$ 1,4 bilhão.
  

 

Elon Musk

Ele estreou na lista de bilionários da Forbes este ano, em grande medida graças às fortunas quem vem fazendo à frente da fabricante de carros elétricos Tesla, que nasceu no Vale do Silício com a poposta de gerar quatro-rodas esportivos possantes movidos a eletricidade. Elon Musk também usufrui do bom momento de outros empreendimentos que possui, como o PayPal e o SolarCity, empresa líder na instalação de paineis solares nos EUA por sistema de aluguel. De acordo com a Forbes, mais da metade de seu patrimônio líquido total (estimado em US$2 bilhões) foi alcançado com



Fan Zhaoxia

Uma das novas bilionárias da China, Fan Zhaoxia é co-fundadora da empresa Pequim Jingyuntong Technology, que produz equipamentos para a indústria fotovoltaica de energia solar. Ano passado o patrimônio verde líquido de Fan foi estimado em US$ 1 bilhão.


 

Christy Walton

A mulher mais rica do mundo recebe quase todo seu patrimônio líquido de sua participação no Wal-Mart, que herdeu de seu marido John Walton, falecido em 2005. O empresário foi um dos primeiros investidores em painel solar na empresa fisrt solar. Ano passado, a participação de Christy Walton Solar valia US$ 4,2 bilhões. Filantropa, a empresária apoia museus, projetos de educação e jardinagem orgânica.


Vinod Khosla

Vinod Khosla, fundador do grupo de capital de risco centrado em novas companhias de tecnologia limpa e energia renovável Khosla Ventures, é um grande entusiasta e visionário da sustentabilidade. Boa parte de sua fortuna vem da empresa de biocombustível Kior e da de biotecnologia Amyris. Somados com startups que surgem aqui e ali, esses empreendimentos respondem por um patrimônio líquido de US$1,3 bilhão. Sua ambição do momento é transformar a biomassa num equivalente químico do petróleo bruto.



FONTE: INFO

POST 110: 5 TECNOLOGIAS QUE AJUDAM A ECONOMIZAR EM CASA

A questão da sustentabilidade é um tema bastante discutido nas últimas décadas. Com o crescimento da população e do avanço tecnológico, essa questão está cada dia mais evidente. Bons exemplos desta preocupação são a polêmica proibição das sacolinhas plásticas nos supermercados e a restrição do uso de determinadas lâmpadas que consomem muita energia. E essa tendência do “verde”, de acordo com os especialistas, deve só aumentar.

As grandes empresas estão de olho neste mercado e investindo em novos produtos para atender a demanda de consumidores que desejam, não apenas preservar o ambiente, como também economizar.

O site Mashable Tech reuniu cinco invenções, com tecnologias de ponta, que prometem funcionamento verde e ainda economia financeira. Vale a pena conferir:

Termostato
Em países muito frios, o termostato é item obrigatório dentro das casas. Os modelos fabricados pela Nest Labs conseguem ajustar a temperatura dos ambientes baseado nos horários e no estilo de vida dos moradores. Em aço inoxidável e com o visual feito pelos criadores do design do iPod, ele é também uma peça de decoração.

Eletrodomésticos
A LG criou uma lavadora extremamente inteligente. A Lavadora Smart tem tecnologia Wi-Fi e é capaz de realizar diagnósticos de problemas: ela promete reconhecer os horários fora de pico e usar a energia para seus ciclos mais demorados apenas nesse período. Além disso, como é Wi-Fi, pode ter manutenção feita pela rede de forma mais prática e rápida.

Adaptadores
Nos EUA, empresas como a Green Plug oferecem a solução perfeita para evitar desperdício de energia. Os adaptadores controlam a quantidade de energia absorvida pelos aparelhos e, assim que estão carregados, param automaticamente de puxar energia.

Luzes
Lâmpadas que acendem quando passamos já existem há muito tempo. Mas a novidade agora são os programas inteligentes que controlam a luz: acendem e apagam as lâmpadas dos cômodos da casa de acordo com a necessidade. A tecnologia é muito usada principalmente para quem está de férias e quer dar a ideia de que existe alguém na residência.

Cidade ecológica
A Panasonic planeja construir uma cidade ecológica no Japão em 2014. O projeto, batizado de Fujisawa Sustainable Smart Town, terá mais de mil casas com painéis de captação solar e até uma bateria de lítio interna, capaz de armazenar energia para sustentar a residência por até uma semana.

FONTE: IMOVELWEB

quarta-feira, 23 de maio de 2012

POST 109: 20 IDEIAS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS

Uma academia, um salão de beleza ou uma papelaria? Durante a Rio+20, a conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro, o Sebrae vai apresentar aos participantes iniciativas com foco nesse tema. É o caso das 20 Ideias de Negócios Sustentáveis, que reúne informações, orientações e dicas essenciais para quem pretende abrir uma empresa ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável.

“Hoje, produtos sustentáveis representam um importante nicho de mercado. No futuro próximo, será mais do que um nicho; será padrão exigido pelos consumidores. Há muitas oportunidades de negócios a explorar”, avalia o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Criado em 2007, o espaço que reúne as Ideias de Negócios aparece entre os links mais acessados do Portal Sebrae. Com média de duas mil visitas por dia, o endereço virtual traz informações úteis a quem pensa em se dedicar ao empreendedorismo.

Com ênfase no desenvolvimento de atividades sustentáveis, as 11 ideias que já estavam no catálogo foram atualizadas e mais nove, criadas. Sugestões para lavanderia, pousada, indústria de reaproveitamento de resíduos, organizadora de eventos carbono neutro e carpintaria verde fazem parte da lista.

“Essas ideias resultam de pesquisas e trazem orientações sobre questões referentes ao espaço físico adequado, número de empregados, equipamentos principais e valor do investimento, dentre outras. Têm a finalidade de estimular os empreendedores brasileiros a considerarem práticas sustentáveis como algo fundamental para que seus negócios se desenvolvam”, destaca o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.

De acordo com o viés de sustentabilidade da Rio + 20, o pacote de informações ficará disponível apenas em formato digital, para evitar consumo e desperdício de papel. Os visitantes da conferência poderão consultar o material por meio de tablets, no espaço da Feira do Empreendedor Rio +20, que será montado no Parque do Flamengo, Zona Sul do Rio. Os conteúdos também serão incorporados ao Portal Sebrae.

Negócios Sustentáveis:

• Lavanderia
• Pousada
• Fábrica de Cerâmica
• Fábrica de Embalagens Ecológicas
• Fábrica de Aquecedor Solar
• Restaurante Natural
• Lava-Jato
• Produção de Biojoias
• Hotel Fazenda
• Reciclagem de lixo eletrônico
• Gráfica
• Fábrica de Cosméticos Ecológicos
• Indústria de Pavimento Ecológico
• Fábrica de Calçados Ecológicos
• Retífica Ecológica
• Indústria de Reaproveitamento de Resíduos
• Coleta e Reciclagem de Resíduos da Construção Civil
• Carpintaria Verde
• Fábrica de Conservas
• Organizadora de Eventos Carbono Neutro


segunda-feira, 21 de maio de 2012

POST 108: PORSCHE REVELA SUPERESPORTIVO "VERDE" DE R$ 1,7 MILHÕES



A Porsche revelou ontem imagens do protótipo Porsche 918 Spyder, considerado o carro “verde” mais potente e caro da fabricante. Com lançamento previsto para o Salão de Frankfurt de 2013, o modelo híbrido deverá chegar ao mercado custando 645 mil euros, cerca de 1,7 milhão de reais.

Em fase final de testes, essa máquina sustentável vem com três motores, sendo dois de propulsão elétrica e um terceiro a combustão, que juntos entregam potência máxima de 780 cavalos.

Aos afortunados que já encomendaram o modelo, as primeiras unidades (cerca de 900) devem chegar até o final deste ano.

Segundo a marca alemã, o carro, que possui carroceria em fibra de carbono, vai de 0 a 100km/h em apenas 3 segundos. No modo elétrico, o veículo percorre até 25 quilômetros com velocidade máxima de 150km/h. Já na condução híbrida, consome 1 litro para rodar 35 quilômetros.

“O que estamos fazendo com o 918 Spyder é redefinir e promover a eficiência, a diversão e o desempenho”, explicou Wolfgang Hatz, executivo da Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche.


FONTE:
EXAME

quinta-feira, 17 de maio de 2012

POST 107: BIOMEMITISMO: INVENÇÕES INSPIRADAS NA NATUREZA. SHOW!


Não precisamos inventar uma forma de mundo sustentável – ela já existe: a natureza!” disse Janine Benyus.

Benyus é uma grande estudiosa sobre os fenômenos naturais que podemos “copiar” para desenvolver uma forma de vida humana que seja mais compatível com o planeta terra. Em bilhões de anos, a natureza já aprendeu o que funciona e o que não funciona e sabe entrar num equilíbrio constante e ativo que deverá ser exemplo para as novas invenções do homem.

Este princípio deverá mover a próxima revolução científica e deverá basear tanto o desenvolvimento das pequenas coisas (micro) como também o desenvolvimento humano na terra (macro), que na verdade estão intrinsecamente integrados.

Invenções Biomiméticas

Velcro:
O velcro foi inventado em 1941 pelo engenheiro suíço Georges de Mestral. Ele observou no microscópio as pequenas sementes de Arctium, que grudavam constantemente do pêlo de seu cachorro.

Descobriu filamentos que terminavam em pequenos ganchos que geravam uma potente aderência. Assim, ele teve seu momento de “Eureka!” e desenvolveu o eficiente velcro, utilizado tanto no vestuário como na indústria em geral.
Pequenos ganchos de Arctium:

 
Imagem do velcro visto no microscópio:


O poder das formas – O Martelo inspirado em um Pica-Pau

A forma da cabeça e do corpo do Pica-Pau foi estudado para a invenção de uma martelo mais eficiente. Usar o poder das formas naturais para aumento de eficiência de equipamentos e produtos é algo muito utilizado na indústria, como o exemplo do uso das formas dos pássaros para melhorar a aerodinâmica dos aviões.

Leonardo Da Vinci já havia se rendido à sabedoria da natureza e observava constantemente suas formas para gerar idéias.

Bombas centrífugas, quando são projetadas utilizando as proporções da natureza encontrada em flores como o Copo de Leite, possuem uma eficiência aumentada em até 40%.

Geração de energia através de fotocélulas – Invenção inspirada nas asas da borboleta e folhas

 
A intensidade da radiação solar (radiância) na superfície terrestre chega até 1.000 watts por metro quadrado, o que representa um enorme potencial energético.

As placas com células fotovoltaicas, inspiradas no processo natural de transformação da luz solar em energia pelas folhas das plantas, geraram um grande avanço para a ciência de energia.

 
 
Agora, cientistas do Japão estão estudando as asas da borboleta como base para o desenvolvimento de células solares ainda mais eficientes.

Tudo Começa com o Design

O design é o princípio de tudo, se utilizamos combustíveis fósseis que poluem a atmosfera terrestre é porque o quesito “não poluir” não foi pensado no seu desenvolvimento. A era industrial trouxe muitas invenções que não tinham a natureza como base de criação e das quais nossa sociedade ainda é muito dependente.
 
William McDonough é um arquiteto que defende que tudo deveria ser pensado no design, para ele “não deveríamos nem pensar em desenvolver algo que não tenha no seu próprio conceito a natureza, suas inspirações e benefícios”. Uma mudança na mentalidade dos designers pode mudar os modos de produção e toda a estrutura e lógica dos negócios.

Tendo a natureza como base, podemos avaliar que os futuros “business” e produtos deverão ser baseados numa mentalidade menos linear e humana e mais cíclica e natural:



Fotos: Fast Company / Yourphotos / Robaid / Foolishmind

quinta-feira, 10 de maio de 2012

POST 106: PLANTA ARTIFICIAL GIGANTE PRODUZ ENERGIA SOLAR

O escritório britânico ZM Architecture criou uma tecnologia capaz de produzir energia solar a partir de imitações das plantas.

A Solar Lilly tem o formato de uma vitória-régia gigante de 30 metros de diâmetro. Ela fica ancorada ao leito do rio e contém pequenos motores internos para mover as placas e aproveitar os raios solares.


A Solar Lilly não necessita de grandes áreas reservadas para a produção energética. Além disso, as placas podem ser desmontadas e transportadas para outros locais. Dessa forma, elas podem ser instaladas nos ambientes com as condições mais propícias à produção da energia limpa, o que aumenta o aproveitamento.

O sistema de obtenção da energia a partir do Sol foi pensado para ser uma nova maneira de aproveitar os recursos naturais e dar utilidades aos rios sem agredir o meio ambiente. A tecnologia foi testada no rio Clyde, em Glasgow, na Escócia. O resultado foi tão positivo que despertou o interesse de outros países.

Em 2008, a novidade recebeu um selo de aprovação do International Design Awards e ficou em segundo lugar no concurso internacional Green Dot Awards. Depois disso, órgãos municipais e organizações da Ásia, Brasil, Europa e Coreia manifestaram interesse em utilizar a Solar Lilly.



FONTE: INFO

terça-feira, 8 de maio de 2012

POST 105: FABRICANTES DE CARROS CRIAM PADRÃO DE CARREGADOR ELÉTRICO

Audi, BMW, Chrysler, Daimler, Ford, General Motors, Porsche e Volksvagen se unem para criar um novo padrão de carregadores elétricos para os novos veículos. A intenção da padronização é facilitar a usabilidade dos sistemas, fazendo com que a recarga seja mais simples para o usuário.


O sistema será apresentado do Electric Vehicle Symposium 26, e poderá realizar vários tipos de recarga, incluindo um modelo rápido cuja recarga demora entre 15 e 30 minutos.

A Sociedade Internacional de Engenheiros aprovou o sistema, que adotará como padrão, e a Associação Europeia de Fabricantes de Veículos quer que o padrão seja utilizado em todos os veículos a partir de 2017. O grupo com as oito marcas acredita que os carros equipados com esse sistema devem começar a chegar no mercado em 2013.


FONTE:
ATITUDE SUSTENTÁVEL

segunda-feira, 7 de maio de 2012

POST 104: AS 5 MELHORES TRANSFORMAÇÕES DE DISCOS VELHOS EM PRODUTOS BACANAS

Depois de transformar aquelas velhas fitas k7 em chapéus que tal transformar seus velhos discos em outros produtos bacanas? Através do Upcycle várias empresas reaproveitam os discos descartados e os transformam em produtos atuais e duráveis, fizemos uma lista das 5 transformações mais bacanas:


#1 – Jóias e acessórios

 
Nada mais emblemático do que transformar um antigo disco em um colar estilizado da Lady Gaga não? A empresa Junk Prints fez exatamente isto. Utilizando discos a marca cria colares bem bacanas e descolados e que podem ser personalizados com um nome a sua escolha. Cada colar custa $36,00 e esta disponível através da loja virtual da empresa.



Já a Aroha Silhouettes desenvolveu uma coleção própria de brincos e colares utilizando também o disco como matéria-prima. As peças são cortadas a laser e são super bonitas de detalhadas.
 
#2 – Obra de Arte


 
O artista Jean Shin criou uma obra de arte simulando uma onda de discos e a entitulou de “Sound Wave”. A instalação foi exposta no Museu de Arte e Design de Nova Yorque.
 
#3 – Quadros

 
 
 
 
O designer Carlos Aires criou a coleção “Love is in the air” de quadros feitos com disco. Carlos se inspirou nas letras e conteúdo de cada disco e criou uma arte exclusiva para cada um deles, o resultado é bem interessante.
 
#4 – Bolsas

 
 
A empresa Momaboma criou uma bolsa super bonita utilizando o disco como peça central.
Aqui no Brasil você pode comprar a sua bolsa via internet por R$50,00 em média. Através dos comentários tive a indicação de duas empresas bacanas:

A Bolsa de Vinil trabalha com modelos próprios e oferece ao cliente a personalização da bolsa com o seu disco ou filme preferido.

A Menina Vinil possui uma grande variedade de bolsas super bonitas e ainda conta com uma linha de mochilas também feitas de vinil.
 
#5 – Tigela


Vai uma tigela de pipoca com Jazz? A Vynilux produz tigelas super bacanas só com discos de monstros do Rock e Jazz. É bom gosto e boa música a mesa =p!



Related Posts with Thumbnails

POST 103: HAIR GLASSES: ÓCULOS FEITOS COM CABELOS! FANTÁSTICO!


Quantas vezes por ano você corta o cabelo? E você já pensou para onde vai todo esse cabelo cortado? Pois Azusa Murakami e Alexander Groves, do Studio Swine, ficaram alarmados com aquantidade de fios desperdiçados todos os dias nos salões de beleza britânicos.


Assim, a dupla de designers de produto formados pelo Royal College of Art desenvolveu uma coleção sustentável de óculos de sol explorando o potencial do cabelo humano, batizada de Hair Glasses.



As madeixas são comprimidas com uma bioresina 100% biodegradável, confeccionando as armações. Além de sustentáveis, os acessórios são lindos! E olha a marca, que charme!

 







You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DE PAÍSES QUE JÁ ACESSARAM O COMPARTILHE SUSTENTABILIDADE!

free counters

NÚMERO DE LEITORES POR PAÍS DE ACESSO DO COMPARTILHE SUSTENTABILIDADE!

free counters
 

COMPARTILHE SUSTENTABILIDADE! Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger