Rio de Janeiro – A crescente pressão de consumidores em todo o mundo por
produtos e processos ambientalmente responsáveis poderá tirar mercado de
empresas que não sejam sustentáveis. O alerta foi dado hoje (30) durante o
debate que marcou o lançamento do Guia Rio+20, com as principais
informações sobre a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento
Sustentável (Rio+20). O encontro reuniu empresários e lideranças da área
econômica e ambiental no Rio de Janeiro.
A presidenta-executiva do Conselho Empresarial Brasileiro para o
Desenvolvimento Sustentável (Cebds), Marina Grossi, disse que as empresas que
não se adequarem aos novos tempos perderão mercado. “Vão ser punidas pelo
consumidor, que tem o papel de pressionar e exigir transparência”, disse.
Marina frisou que é possível conciliar obtenção do lucro com uma atitude
ambientalmente responsável. “Esse é um dos temas da conferência. A economia
verde visa computar os impactos ambientais e sociais. Hoje o custo real de um
produto não é registrado”.
O presidente do Conselho Curador da Fundação Brasileira para o
Desenvolvimento Sustentável (FBDS), Israel Klabin, também alertou para a
possível perda de competitividade no mercado das empresas que continuarem a
adotar políticas não sustentáveis.
“Você tem dois efeitos, de baixo para cima e de cima para baixo. Tem que ter
uma decisão da empresa, mas também um empurrão de baixo, que são os
contingenciamentos que o mercado produz. Isso está acontecendo em vários
lugares. O lucro não é o lucro financeiro. Tem que ser o produto final da
inclusão social, custo do impacto ambiental da produção e, finalmente, o lucro
econômico”, disse Klabin.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL
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