quarta-feira, 25 de julho de 2012

POST 133: 4 TENDÊNCIAS NO USO DE ENERGIA PELAS GRANDES EMPRESAS

O consumo de energia é uma preocupação constante nas grandes empresas e exige estratégias de longo prazo. Afinal, uma boa gestão desse recurso é sinônimo de segurança e também de corte de custos. Atentas à questão, as grandes companhias do mundo, para além de investir na eficiência energética, vêm apostando no uso de fontes renováveis e também na geração da própria eletricidade.

É o que revela uma pesquisa da consultoria Ernst & Young, que questionou 100 empresas com faturamento superior a US$ 1 bilhão em todo o mundo a respeito de suas estratégias de uso de energia, principais inciativas e perspectivas sobre a área no futuro. A seguir, quatro tendências apontadas pelo levantamento:

1 – De olho nos altos custos

De acordo com a pesquisa, 73% dos entrevistados prevêm aumento substancial nos custos de energia ao longo dos próximos cinco anos. Atualmente, para metade das empresas, o gasto energético representa 5% ou mais dos custos operacionais.

Mas para 22% delas, o consumo energético já representa 20% ou mais dos custos operacionais totais. Segundo a pesquisa, em termos absolutos, quase metade das grandes empresas ouvidas gastam anualmente pelo menos US $ 50 milhões com energia.

2 - Foco na eficiência

Para driblar os altos custos, 70% dos inquiridos disseram possuir uma estratégia ou plano para gerenciar melhor o mix de diferentes fontes de energia que utilizam. Além do uso de fontes renováveis, entre os métodos adotados ganham destaque a implementação de sistemas operacionais mais ecoeficientes, uso de iluminação inteligente e automação predial.

Segundo a pesquisa, a maior parte dos entrevistados associa a melhoria na gestão energética à redução de custos e da pegada de carbono. Outro dado positivo é a precoupação em envolver parceiros no precesso de conservação energética. Prova disso é que 16% dos entrevistados disseram que sua estratégia não está limitada às suas próprias operações, mas se estende à sua cadeia de abastecimento.

3 - Mais energia renovável

Quase metade das maiores companhias do mundo (46%) planeja aumentar o investimento em energia renovável nos próximos cinco anos. Hoje, segundo o relatório, 68% delas já compram uma parcela da eletricidade produzida a partir de fontes renováveis. Entretanto o uso de energia renovável, atualmente, responde por uma proporção ainda pequena do total consumidos pelas companhias: apenas 11% das empresas pesquisadas disseram ter mais de 5% de suas necessidades energéticas supridas por fontes renováveis.

4 - Gerando a própria eletricidade

Uma série de grandes e conhecidas empresas, como Google, Toyota, Toshiba, Hertz, a FedEx, Renault, Audi e PepsiCo. lançaram iniciativas para gerar sua própria energia, por razões que vão desde reduzir a volatilidade dos preços de energia, aumentando a segurança do abastecimento e diminuindo custos operacionais ao de garantir o cumprimento de metas ambientais, reduzindo emissões de CO2 associadas ao uso intensivo de fontes poluentes.

A Volkswagen por exemplo, está investindo quase 1 bilhão de euros em energia eólica offshore para cumprir os objetivos de energias renováveis. A pesquisa, no entanto, sugere que esta prática ainda não é generalizada, mas é provável que aumente. Atualmente, apenas 20% das empresas consultadas geram ao menos de 10% de suas necessidades energéticas. Além disso, 51% dizem que a geração de eletricidade na propriedade da empresa a partir de fontes renováveis irá aumentar até 2017.

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DE PAÍSES QUE JÁ ACESSARAM O COMPARTILHE SUSTENTABILIDADE!

free counters

NÚMERO DE LEITORES POR PAÍS DE ACESSO DO COMPARTILHE SUSTENTABILIDADE!

free counters
 

COMPARTILHE SUSTENTABILIDADE! Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger