sábado, 26 de maio de 2012

POST 112: AS 10 MELHORES CIDADES DO MUNDO PARA UM PASSEIO NO PARQUE

O contato com a natureza é um luxo para quem mora nos grandes centros urbanos, sem falar dos benefícios à saúde. Para os fãs da paisagem, o guia Frommer's listou as dez cidades do mundo que cuidam de seus parques e áreas verdes de forma exemplar.

NOVA IORQUE
Esqueça todo o concreto, barulho, tráfego pesado, e o corre-corre da multidão de gente que parece se deslocar em bloco.
Nova Iorque, uma das cidades mais vibrantes do mundo, quem diria, tem alguns dos parques mais bem cuidados e atraentes, na avaliação do Guia.
O mais conhecido e famoso, claro, é o Central Park, cenário de inúmeros filmes e séries de TV. Também em Manhattan, outro parque que chama atenção é o "lindamente arborizado" Tryon Park. Em municípios vizinhos, destaque para o Prospect Park e o Brooklyn Botanic Gardens e ainda o Pelham Bay Park, no Bronx.
O que todos eles têm em comum? "Beleza garantida em todas as estações", garante o Frommer´s.
 



BARCELONA
A segunda colocada na lista é Barcelona. De acordo com o Guia, as áreas mais bonitas e bem servidas de vegetação não ficam no centro histórico catalão, mas nos parques e colinas da redondeza.
Dentre as atrações, o Parc Güel é "uma combinação estonteante" de parque e inovadoras formas arquitetônicas e esculturais, cortesia do gênio Antoni Gaudí. Em termos de dimensão, ganha o parque Ciutadella, que tem dois museus, um zoológico e festivais de música durante o verão.
Já em Montjuïc, perto do estádio olímpico, ficam os Jardins Mossen Costa e Llobera, lar de centenas de variedades de cactos, e os Jardins Mossen Cinto Verdaguer, onde cem mil espécies de plantas florescem todos os anos.


LONDRES
A cidade que pretende realizar os Jogos Olímpicos mais verdes da história pontua bem quando o assunto é conservação de seus parques. Terceira colocada na lista da Frommer´s, Londres possui oito parques principais, conhecidos como Royal Parks, donos de paisagismo impecável.
Quem passeia por eles desfruta não apenas do visual belíssimo de canteiros coloridos – uma explosão de flores e fragâncias - mas da arquitetura histórica, estátuas, fontes, lagos e memoriais.


PARIS
A Primavera torna os jardins de Paris uma atração à parte. De acordo com o Guia, alguns do mais belos parques da cidade se encontram em pequenas praças em bairros locais, mas há também vários exemplos significativos de projetos do clássico jardim francês.
Um desses pontos românticos são os Jardins de Luxemburgo, nas dependências do Palácio de Luxemburgo, sede do senado francês.
Esse cartão postal parisiense possui um lago, fontes e árvores imponentes, além de coloridos canteiros de flores. O espaço também funciona como uma galeria de arte a céu aberto, com importantes esculturas e coleções que remontam ao século XVI.


MUNIQUE
Embora boa parte da beleza dessa cidade alemã se concentre em sua arquitetura histórica, ruas de paralelepípedo e na famosa hospitalidade bávara, é nos parques da cidade que os visitantes encontram ar fresco e contato com a natureza, diz o Frommer´s.
O maior parque de Munique e também mais famoso é o Jardim Inglês (Englischer Garten), um verdadeiro convite para se sentar na praça, próximo ao pagode chinês e alimentar os patos no lago, enquanto beberica uma cerveja local.
Endereço da mundialmente famosa Oktoberfest, Munique é também umas das 10 melhores cidades do mundo para caminhar, segundo o Guia.


CHICAGO 
Combinando paisagens naturais com árvores frondosas, jardins e esculturas, os parques estão por todas as partes em Chicago, ocupando 8% do território da cidade.
De frente para o Lago Michigan, o Grant Park é um dos melhores e maiores espaços verdes e funciona como palco de eventos importantes.
Foi lá que o presidente amerciano Barack Obama fez seu primeiro discurso após a vitória nas eleições dos EUA, em 2008.


SÃO FRANCISCO 
A sétima colocada na lista de cidades com melhores parques é a americana São Francisco, na Califórnia.
Em suas praças e espaços ao ar livre, os moradores se reúnem para praticar exercícios físicos, participar de comícios políticos ou simplesmente se refugiar do movimento da cidade no meio da natureza.
O mais famoso, o Golden Gate Park, tem um jardim japonês e oferece uma série de atividades de lazer, que vão de aulas de golfe à arco e flecha.


MELBOURNE
Totalmente plana, Melbourne é considerada a melhor cidade da Austrália para viver sem se preocupar em ter um carro para se locomover.
Ela se torna ainda mais atraente para quem pretende levar um estilo de vida ecofriendly por ser o município urbano australiano com mais espaços voltados para parques.
No Royal Botanic Gardens, é possível encontrar mais de 12 mil espécies de plantas, árvores e flores, além de uma fauna belíssima, composta de cisnes negros, cangurus e esquilos.
A paisagem é o cenário perfeito para caminhadas, um piquenique, ou só para sentar e ler um livro.


TÓQUIO
A imagem de Cerejeiras floridas é sem dúvida uma das mais presentes no imaginário de muita gente e realmente trata-se de um espetáculo a parte, que atrai milhares de turistas para a cidade durante a Primavera.
De acordo com o Guia, muitos dos parques de Tóquio eram, no passado, de propriedade particular e foram transformados em espaços públicos com paisagens ornamentais.
O Hibiya Park é o principal parque da cidade no "estilo ocidental", com fontes, lagos e caminhos sinuosos, canteiros floridos, esculturas, e um hall para eventos e concertos ao ar livre.
Para um jardim mais tradicional, a opção é visitar o Hama Rikyu Gardens e o Kiyosumi Gardens, típicos jardins japonêses.


FILADÉLFIA
A cidade possui números que impressionam: são 63 parques que se estdem ao longo do rio Schuylkill e ocupam cerca de 10% da área da Filadélfia.
Os parques abrigam edifícios históricos, o mais antigo jardim zoológico dos EUA, seis campos de golfe, trilhas de bicicleta, locais para exercícios, e uma série de jardins e zonas arborizadas.
Destaque para o Wissahickon Valley Park, com seus 50 quilômetros de terreno acidentado que tornam mais divertidos os passeios de bike, e o riacho Wissahickon, onde é possível pecsar truta.




FONTE: EXAME

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DE PAÍSES QUE JÁ ACESSARAM O COMPARTILHE SUSTENTABILIDADE!

free counters

NÚMERO DE LEITORES POR PAÍS DE ACESSO DO COMPARTILHE SUSTENTABILIDADE!

free counters
 

COMPARTILHE SUSTENTABILIDADE! Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger