sábado, 26 de maio de 2012

POST 114: "CASA GIRASSOL" ADEQUA TETO À POSIÇÃO DO SOL PARA PRODUZIR MAIS ENERGIA

A lógica é simples: assim como um girassol, que muda de posição acompanhando a luz do sol, o teto da casa se move através de um sistema mecânico para aproveitar o máximo de energia solar possível e, dessa maneira, produzir mais energia. A ideia foi posta em prática por um pesquisador português e será apresentada em setembro na Solar Decathlon, maior feira de arquitetura sustentável da Europa.


Manuel Lopes, de 40 anos, é mestrando na Faculdade de Arquitetura do Porto (FAUP), e pretende criar o "maior povoado vivo do mundo". O projeto dele prevê a construção de casas cobertas com painéis fotovoltaicos capazes de se movimentar de modo que se mantenham sempre virados para o sol. Dessa maneira, garante o pesquisador, será possível a residência produzir cerca de duas vezes e meia mais energia elétrica do que consome.

Os painéis, além de captarem energia, deverão servir também para produzir mais sombra no verão e permitir a maior entrada de sol durante o inverno, o que deve ajudar a reduzir o consumo de condicionadores de ar e aquecedores em cada estação.
Sobre os custos, o pesquisador acredita que o investimento no telhado sustentável poderá ser pago ao longo dos anos com a economia na conta de energia.


0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DE PAÍSES QUE JÁ ACESSARAM O COMPARTILHE SUSTENTABILIDADE!

free counters

NÚMERO DE LEITORES POR PAÍS DE ACESSO DO COMPARTILHE SUSTENTABILIDADE!

free counters
 

COMPARTILHE SUSTENTABILIDADE! Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger