Tenho visitado muitas empresas para discutir seus
projetos de sustentabilidade. Algumas vezes no sentido mais amplo, que envolve
os aspectos sociais, ambientais, econômicos e de governança corporativa.
Outras
apenas consideram o assunto dentro de um contexto social ou ambiental. Mas todas
estão buscando uma alternativa para se tornarem mais competitivas e, mais do que
isso, serem respeitadas e se sustentarem em suas atividades.
Com os negócios cada vez mais complexos e o
surgimento constante de novas tecnologias, buscar uma gestão sustentável pode
ser, muito mais do que um diferencial, questão de sobrevivência. Essa é uma
estratégia que pode aumentar a rentabilidade e atrair novos clientes, já que o
consumidor está mais exigente e privilegia as empresas consideradas
"sustentáveis".
A sustentabilidade busca um comportamento ético nos
negócios, contribuir para o desenvolvimento econômico e social, a preservação do
meio ambiente e melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores e da
comunidade local. Além disso, é vantajosa economicamente para a empresa. No fim
das contas, todos ganham. Mas para que essa ideia saia do papel e tenha
resultados efetivos, é preciso muito planejamento.
Nos últimos anos,
acompanhei empresas e executivos alardeando sobre ações sociais e ambientais.
Mas na realidade, muitos ainda não fazem a lição de casa e investem seu tempo em
um Planejamento Estratégico de Sustentabilidade – que possibilita investir
recursos de maneira consciente, planejada e estruturada para saber quanto, como
e onde investir. Assim, evita-se o desperdício de tempo e dinheiro em projetos
sem fundamento, presentes na pauta do dia sem que alguém ao menos os tenha
questionado.
A grande sacada é apostar em projetos de sustentabilidade
que tenham relação com a atividade-fim da companhia, estratégias e planos
futuros. Que tenham a ver com a sociedade e comunidade com a qual a empresa está
envolvida. E como se consegue isso? Com uma clara definição de como a companhia
pretende crescer, aonde ela quer chegar e como será o envolvimento das
áreas-chave da organização. Tudo deve estar listado e mapeado para saber a
influência dessas ações nos chamados grupos de interesse (stakeholders), na
cadeia produtiva, de fornecimento, no meio ambiente, no corpo de funcionários e
seus familiares, na comunidade e no relacionamento com os governos.
Para
completar o cenário, vem a figura da peça orçamentária. Confesso que tenho visto
pouca utilização dela quando o assunto é sustentabilidade. Mas não há por que
diferenciar o Orçamento de Negócio, que a maioria das empresas tem, do Orçamento
de Sustentabilidade. A estratégia de negócio e a sustentabilidade devem caminhar
lado a lado e ambas devem constar do orçamento anual.
O retorno não é
somente financeiro. A sustentabilidade cria novas demandas e confere uma
identidade premium para um produto ou serviço. O valor agregado torna-se muito
maior e a empresa passa a integrar um grupo com oferta distinta do mercado,
muito valorizada pelos clientes. A imagem também é beneficiada. Quando se é
transparente em conformidade com a lei, com as práticas de mercado e com a boa
governança, a organização ganha credibilidade e passa a ser respeitada por
todos.
Sustentabilidade empresarial não é só filantropia, muito menos um
modismo ou tendência de marketing. É uma conscientização estratégica que deve
estar vinculada à gestão e fazer parte dos objetivos corporativos. Quando a
comunidade se desenvolve, cria-se um cenário positivo que reverte em ganhos para
a empresa. É como um ciclo. O retorno financeiro e a imagem positiva são boas
consequências. E com a exigência cada vez maior do consumidor, as companhias que
não seguirem essa lição poderão ter problema de continuidade.
Mauro
Ambrósio
É sócio-diretor da BDO RCS para a área de
sustentabilidade
Fonte: Administradores
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quinta-feira, 22 de março de 2012
POST 70: SUSTENTABILIDADE: INVESTIMENTO PARA O FUTURO
ASSUNTOS
ADMINISTRAÇÃO SUSTENTÁVEL,
DINHEIRO,
ECONOMIA,
FUTURO,
LEGADO,
SUSTENTABILIDADE,
VALORES
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