sábado, 1 de setembro de 2012

POST 146: SAIBA TORNAR SUA MICROEMPRESA SUSTENTÁVEL


Os desafios para se montar uma micro ou pequena empresa se soma a outros, trazidos pela necessidade urgente de minimizar o impacto ambiental. Nos últimos anos, tornar um empreendimento em negócio sustentável se tornou, mais que uma opção, um caminho a ser seguido para obter espaço em um mercado cada vez mais competitivo.

Ao contrário do que se imagina, não é difícil atingir essa meta. Alguns passos simples podem ajudar uma empresa a reduzir sua emissão de carbono, minimizar o impacto ambiental e até mesmo resultar em economia financeira.
“Muitos pequenos e médios empresários acreditam que investir em algo sustentável em seus negócios é oneroso. Mas é justamente o contrário, já que é possível mudar a partir de detalhes que, de tão simples, muitas vezes passam despercebidos”, afirma Enio De Biasi, sócio-diretor da De Biasi Auditores Independentes.

Entre as medidas sugeridas pelo especialista estão coisas simples, como separar os lixos recicláveis, trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes e adquirir equipamentos que consomem menos energia. “Elas podem trazer economia, mesmo que em longo prazo”.

O consultor enfatiza que outro passo importante para quem deseja implantar a filosofia sustentável é passar aos empregados, sócios, clientes e fornecedores a importância destas práticas. “É importante mostrar que quem adota práticas sustentáveis está à frente quando surgem novas legislações relativas ao meio ambiente, como a Lei dos Resíduos Sólidos e a proibição das sacolas plásticas”.
 
Sugestões de empreendimentos
Para quem ainda não abriu o próprio negócio, o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) disponibilizou uma lista sugestões de negócios sustentáveis, como carpintaria verde, usina de coleta e reciclagem de resíduos da construção civil e até mesmo negócios de maior porte, como fábrica de embalagens, de cerâmica ou lavanderia.

No site da instituição é possível acessar a lista de negócios e o material com todos os passos. As publicações são apresentadas em três formatos: PDF, ibook (somente para ipads) e aplicativos para tablets Apple e Android.

Dicas
O consultor De Biasi enumerou dez dicas importantes para tornar sustentável um empreendimento, de forma prática e realista.

1) Criar ambientes de trabalho que viabilizem projetos sustentáveis
É importante pensar nos impactos de cada decisão, como a escolha dos tipos de dispositivos que serão usados na empresa, o local onde os funcionários serão alocados e o desenho dos espaços de trabalho.

2) Medição das emissões de carbono
Algumas organizações medem essas emissões, o que permite calcular quantas árvores devem ser plantadas para neutralizar o carbono lançado na atmosfera durante as atividades cotidianas de sua empresa.

3) Gerenciamento de energia
Além de desenvolver sistemas de monitoramento, é interessante criar data centers eficientes, desligar equipamentos eletrônicos (computadores, impressoras, estabilizadores etc) ao deixar o posto de trabalho e trocar as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, entre outras questões.

4) Eliminação correta de resíduos
É importantíssimo substituir as sacolas tradicionais, caso sejam utilizadas pela empresa, pelas versões biodegradáveis, que se deterioram em pouco tempo sem agredir o meio ambiente. Caso seu negócio crie lixo tóxico, o ideal é contatar as empresas responsáveis pela coleta para saber como deve ser o descarte correto. Isso vale também ao eliminar pilhas, baterias, computadores e lâmpadas fluorescentes.

5) Fornecedores
Não adianta manter um negócio sustentável se seus fornecedores adotam medidas poluentes. Procure saber, ao contratar um fornecedor, quais são os métodos usados pela empresa dele como, por exemplo, se ela utiliza meios legais para vender seus produtos e se cumpre as legislações ambiental e trabalhista.

6) Cartões de visita “verdes”
Uma boa forma de incluir os cartões de identificação em sua nova filosofia ambiental é trocar os papéis comuns das impressões pelos reciclados e utilizar tintas a base de soja, entre outras novidades. Isso, além de ajudar o meio ambiente, melhora a imagem da empresa.

7) Reduzir impressões
É possível instalar softwares de gerenciamento de impressões, que podem ser baixados gratuitamente na internet. Se não for profundamente fundamental para sua empresa, o fax deve ser eliminado do cotidiano.

8) Melhorar a sala de espera
Para evitar desperdícios de materiais como papéis, copos e talheres plásticos, é preciso convencer os funcionários a utilizar canecas reutilizáveis para beber água e café. Outra sugestão é dispensar máquinas de café, lanches e afins, que gastam muita energia e deixam resíduos plásticos, e disponibilizar uma cesta de lanches saudáveis e um refrigerador para gelar bebidas e alimentos.

9) Equipamentos de escritório
Em vez de trocá-los: tentar usá-los pelo maior tempo possível. Isso não significa sacrificar um bom desempenho, mas tentar fazer upgrades nas máquinas quando der antes de jogá-las fora e comprar novas.

10) Troca de móveis ou materiais do escritório
Quando for necessário realizar substituições, dê preferência a peças e utensílios compostos por material reciclado ou madeiras certificadas.
 

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DE PAÍSES QUE JÁ ACESSARAM O COMPARTILHE SUSTENTABILIDADE!

free counters

NÚMERO DE LEITORES POR PAÍS DE ACESSO DO COMPARTILHE SUSTENTABILIDADE!

free counters
 

COMPARTILHE SUSTENTABILIDADE! Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger