sábado, 18 de fevereiro de 2012

POST 49: SUSTENTABILIDADE, AGORA E NO FUTURO: É POSSÍVEL SER 100% SUSTENTÁVEL?

Há algumas semanas um jornalista da revista eletrônica me encaminhou umas perguntas relacionadas à sustentabilidade para uma reportagem que ele estava escrevendo e que foi publicada aqui.

Estava revisando as respostas que enviei e acho que é valido compartilhá-las no CS!.

Vejam abaixo.

 
O que é ser sustentável? Qual é o objetivo das ações sustentáveis?
Ser sustentável é fazer o “futuro, agora”. Ou seja, é ter uma visão de longo prazo e entender que esta visão tem de ser construída a partir de decisões e ações tomadas e realizadas agora. Isto serve tanto para empresas e governos, que trabalham (ou deveriam trabalhar) em cenários 10-20 anos, como para as pessoas, no seu cotidiano.
Pensemos, por exemplo, numa empresa de mineração, que começa agora seu ciclo de exploração de uma jazida mineral, o qual durará, vamos dizer, 70 anos. Esta exploração terá inevitavelmente impactos ambientais, econômicos e sociais, especialmente sobre as comunidades do entorno.
Ser sustentável, neste caso, implica, entre outras coisas, não apenas implantar processos ambientalmente adequados, mas pensar em qual será a herança deixada para as comunidades locais quando a mina fechar, daqui a 70 anos, o que é chamado de descomissionamento.

Será preciso pensar desde agora em ações que permitam às comunidades em questão desenvolver novas vocações econômicas, de forma a que, quando a mina fechar, deixe uma sociedade mais rica e diversa, e não “cidades fantasmas”, como acontecia no passado.

Ou seja, o objetivo de qualquer ação sustentável é garantir a perenidade do negócio em equilíbrio com as necessidades de proteção do meio ambiente e de enriquecimento da sociedade como um todo.
É possível ser 100% sustentável?
O ganho que a sustentabilidade traz é, paradoxalmente, o sentido de “imperfeição”. Com isso quero dizer que não existe empresa, governo, organização ou pessoa 100% sustentável. Nem nunca existirá. A nossa simples existência neste planeta, com a capacidade de intervenção e recriação do ambiente natural típica dos seres humanos, já faz com que tenhamos impactos.
A consciência desta realidade traz de novo à tona outro conceito, o de “processo”. Ou seja, podemos não ser 100% sustentáveis, mas devemos empreender todos os esforços possíveis e necessários para seguir nesta direção. A posição relativa em que cada pessoa, empresa ou governo está no processo de tornar-se sustentável dita o ritmo pelo qual este conceito – e suas práticas – se incorporam em nosso cotidiano.

Mas com toda certeza está perto o momento em que a sustentabilidade estará tão incorporada às políticas e práticas pessoais ou corporativas que não fará mais sentido sequer falar disso. Chamo isto de “otimismo realista”, no sentido em que o mundo não comporta uma opção diferente, se queremos seguir vivendo neste planeta.



"Nosso Futuro Comum":
chamando a atenção
mundial para a importância do
desenvolvimento sustentável.
Como ser sustentável hoje em dia?
Ser sustentável é parte de um processo de transformação e incorporação de soluções práticas que nos permitam manter uma relação de mais equilíbrio com o meio ambiente, ao mesmo tempo gerando e movendo riqueza econômica e benefícios para a sociedade.

Este processo, longe de ser um convite à inação, torna muito mais dinâmica e profunda a incorporação da sustentabilidade em nossas vidas. Por exemplo, o fato de se estar criando todo um novo mercado da chamada “economia verde”, de produtos e serviços com menos impacto no meio ambiente, mostra que é possível extrapolar a “boa intenção” por trás de muito do discurso da sustentabilidade para ações concretas que geram valor e riqueza para empresas e a sociedade.

Ser sustentável é também ter consciência de nossas limitações, pessoais e corporativas, e que, portanto, é necessário pensar de maneira coletiva e sistêmica. Isto quer dizer que, embora cada pessoa, empresa ou governo tenha sua responsabilidade individual, é na interação entre todos que os efeitos da sustentabilidade ganham alcance maior e ficam mais perenes.


Sustentabilidade é sinônimo de reciclagem, de verde e de meio ambiente?
Muita gente, de fato, continua associando a sustentabilidade com os temas especificamente ambientais, mas o conceito vai muito adiante disso. Do ponto de vista puramente técnico, a sustentabilidade é herdeira direta do debate global que ganhou corpo entre os anos 70 e 80 e que foi capturado pelo relatório Nosso Futuro Comum, lançado pela ONU em 1987.

 
O Relatório apresentou o conceito de “desenvolvimento sustentável”, segundo o qual devemos explorar os recursos naturais e gerar riqueza econômica e social pensando não apenas no aqui e agora, nas nossas necessidades imediatas, mas também no amanhã, nas futuras gerações.

A ideia é a de que os recursos naturais são finitos e devem ser usados de forma equilibrada, “sustentável”, para garantir que as futuras gerações também possam usufruir deles. Afinal, a intervenção humana traz impactos que podem afetar cada vez a capacidade do planeta de prover os recursos necessários para nossa sobrevivência como espécie dominante.

Mas o fato é que estes efeitos já estão sendo sentidos agora mesmo pela humanidade, como se pode constatar pelo impacto das mudanças climáticas e da crise global de alimentos, apenas para citar alguns exemplos. Ou seja, não falamos mais apenas dos impactos das mudanças climáticas que afetariam as “futuras gerações”, por exemplo, porque nossas vidas hoje já estão sendo afetadas dramaticamente.

Neste contexto, o ganho positivo do conceito de “sustentabilidade” é trazer para o cotidiano a busca de um equilíbrio da ação humana não apenas sobre o meio ambiente, mas principalmente na economia e na sociedade.

Isso é resumido pelo conceito de “triple bottom line” (ou “tripé da sustentabilidade”), criado pelo economista inglês John Elkington, para fazer uma ligação entre o crescimento econômico, a proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento da sociedade, elementos que estão na base da sustentabilidade.


Quais são os mitos sobre a sustentabilidade corporativa?
Alguns mitos que vão caindo por terra têm a ver com acreditar que executar ações típicas de filantropia e cumprir as exigências legais (trabalhistas, ambientais etc.) são suficientes para uma empresa se considerar sustentável. A sustentabilidade nos desafia a fazer mais, a ir “beyond complience”, ou seja, a fazer além do exigido legalmente. Não é mais possível, por exemplo, pensar em ações de investimento social privado que estejam descoladas do core business ou que sejam meramente filantrópicas.

Outro mito que está ruindo é o de pensar que a empresa tem todas as repostas e, especialmente, que controla o seu brand, sua marca, de forma total. Na verdade, a sustentabilidade surge em um momento da história no qual o controle social, ou seja, a capacidade de os cidadãos intervirem diretamente na sociedade ou nas empresas, está maior do que nunca.

 
A internet e as ferramentas de mídias sociais deram poder aos consumidores de desconstruírem as mensagens corporativas de tal forma que as empresas estão forçadas a serem mais transparentes e coerentes, queiram ou não. Longe de ser algo negativo, esta é uma oportunidade extraordinária de “chamar o consumidor para o jogo”, de iniciar processos de “cocriação, nos quais os próprios consumidores ajudam as empresas a melhorar seus processos e produtos.

 
Mais um mito que ainda persiste em alguns ambientes empresariais é o de que a sustentabilidade é um modismo, que logo passará, mas que por enquanto obriga a “marketear” bem, para “ficar na onda”. Isto é uma ilusão. A sustentabilidade veio para ficar e cada vez mais será incorporada como elemento fundamental de qualquer negócio.

O mais importante é entender que este conceito deve ser incorporado ao core business da empresa, permear todos os seus processos administrativos e produtivos e cascadear na cadeia de fornecedores. Ou seja, a sustentabilidade não é responsabilidade única de um setor da empresa. Ao contrário, tem de fazer parte da sua cultura como um todo e de sua estratégia de negócios.


 
Como você vê as ações sustentáveis que estão sendo desenvolvidas no mercado? São eficientes? São reais?
Evidentemente ainda há muito de “gren washing”, de “maquiagem verde”, quando empresas trombeteiam ações de sustentabilidade que não se traduzem em dados e benefícios reais. Isso é típico de um momento de transição, no qual o conceito ainda não está incorporado em sua essência no cotidiano das pessoas, governos e empresas.

Aconteceu algo semelhante há alguns anos, quando o conceito de qualidade total começou a entrar no vocabulário corporativo e dos consumidores – e tudo era “qualidade”. Hoje em dia sustentabilidade serve também para vender de tudo um pouco, incluindo motéis, crematórios, maquiagem e até sexo sustentável.


Mas eu diria que mesmo o green washing tem seu lado positivo, na medida em que inevitavelmente expõe as empresas que usam deste artifício ao escrutínio dos consumidores. Ou seja, elas acabam percebendo que traz melhor resultados investir em ações concretas e reais, em vez de ver suas reputações questionadas por anunciar medidas irreais, exageradas ou simplesmente falsas.

Aliás, um parêntesis: o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) anunciou suas novas regras para a publicidade que tenha com foco em sustentabilidade. escrevi sobre isso aqui.

O objetivo é evitar que o termo sustentabilidade seja usado fora de contexto, com isso impedindo anúncios que induzam o desrespeito ao meio ambiente ou que se baseiem em menções genéricas, vagas ou absolutas. Ao mesmo tempo valoriza o uso de informações verificáveis, comprováveis, “exatas e precisas”.


Até o greenwahing
tem o seu papel.
A nova norma do Conar traz ainda um anexo que trata especificamente dos apelos da sustentabilidade na propaganda, os quais devem estar vinculados a princípios como exatidão e clareza, comprovação de fontes, pertinência, e veracidade, entre outros.

É um instrumento adicional que o consumidor, e mesmo os concorrentes, têm em suas mãos para evitar a veiculação de propagandas de produtos e serviços “sustentáveis” que nada têm a ver com sustentabilidade.

Fica para as empresas o desafio traduzir suas ações efetivas de sustentabilidade de forma a que os consumidores compreendam sua amplitude e se engajem realmente, não apenas comprando os produtos e serviços, mas recomendando-os a outras pessoas. Ou seja, ajudando a criar um “circulo virtuoso” no qual as ações efetivas de sustentabilidade sejam reconhecidas e valorizadas, e o green washing seja exposto.


Ações como evitar consumir produtos industrializados, evitar andar de carro, não utilizar sacolas plásticas contribuem para a longevidade do planeta?
Particularmente não creio que “evitar o consumo” seja a resposta mais adequada. Especialmente porque não é realista, tanto do ponto de vista do consumidor, como do mercado. A questão é de como requalificamos o consumo de forma a que seja focado em produtos e serviços que tenham menor impacto sobre os recursos naturais e/ou os utilizem de maneira mais racional.

Tomemos o caso dos carros. Em um mundo ideal, o transporte individual deveria ser a exceção, porque é muito mais lógico que um transporte público funcional e bem organizado seja a primeira opção de qualquer pessoa para seus deslocamentos diários. Mas o provável é que os automóveis sigam sendo preponderantes ainda por muitos anos.

Sendo assim, faz todo o sentido o investimento em veículos que façam o menor uso possível de combustíveis fósseis (usem células de hidrogênio, eletricidade, sistemas mistos etc.) e tenham componentes que os tornem mais leves e fáceis de serem reciclados. Isto, sim, terá um impacto enorme de curto prazo na economia, sociedade e meio ambiente.

Agora, é possível realmente evitar o consumo de produtos industrializados? Voltar a uma época pastoril na qual conseguíamos consumir produtos in natura geralmente produzidos na mesmo região onde vivíamos? Ou usar roupas ou sapatos feitos localmente em pequenas oficinas e por aí vai? Honestamente, acho que não.

Isto simplesmente não é viável para suprir as necessidades de um planeta com a população em crescimento constante (seremos nove bilhões em 2050!). A única saída é cada vez mais investir em tecnologias e processos que usem de forma racional os recursos naturais, que distribuam melhor a riqueza, e que gerem um mercado no qual os consumidores efetivamente reconheçam os produtos e serviços sustentáveis e os premiem adquirindo-os e disseminando-os em suas redes de relações.

Assim, pouco a pouco vamos gerando espaço para uma verdadeira “economia verde”, baseada, é claro, em boas ideias e intenções, mas principalmente baseada em um mercado que gere retorno financeiro real para quem nele investe e, consequentemente, benefícios para toda a sociedade.


FONTE: SUSTENTANEWS

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