Como parte da essência do Nike Better World, a Nike cria produtos que ajudam a promover a performance superior dos atletas e o menor impato ambiental. A inovação está presente desde o início, nos processos de conceção e desenvolvimento, através da utilização de materiais amigos do ambiente, reduzindo o desperdício e eliminando os resíduos tóxicos.
A Nike destaca duas inovações revolucionárias: os Nike Flyknit e a utilização de poliéster reciclado no fabrico dos seus produtos.
No processo de fabrico dos novos Nike Flyknit, os fios e os vários tipos de tecido são utilizados apenas onde são estritamente necessários, de forma a que o calçado seja adaptável, ultraleve e que as costuras sejam praticamente inexistentes.
A utilização de poliéster reciclado permite um desempenho superior. As garrafas plásticas são derretidas para produzir fios que são posteriormente convertidos em tecido. Este processo permite poupar matéria-prima, ao mesmo tempo que reduz o consumo de energia em cerca de 30 por cento comparativamente com o fabrico de poliéster virgem.
Este ano a Nike expandiu o uso desta tecnologia aos calções de basquetebol Nike Hyper Elite, que passam a ser fabricados a partir de poliéster 100 por cento reciclado.
Nos equipamentos das várias seleções de futebol, a Nike utiliza em média 13 garrafas de plástico recicladas por equipamento: os calções são feitos a partir de poliéster 100 por cento reciclado.
Com o fabrico dos equipamentos das seleções nacionais, foram utilizadas aproximadamente 16 milhões de garrafas de plástico recicladas, o suficiente para cobrir 28 campos de futebol.
Fonte:|Textile Industry
0 COMENTÁRIOS:
Postar um comentário