domingo, 2 de dezembro de 2012

POST 183: ALUMÍNIO COMPOSTO: ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

Reciclável e com potencial térmico-acústico, o alumínio composto é uma das alternativas para uma construção mais verde 

O alumínio composto vem ganhado um novo espaço no mercado das construções sustentáveis. Com uma longa vida útil e caráter de auxilio à economia de energia, o material originado na década de 60, na Suíça, torna-se uma alternativa para quem quer optar por projetos sustentáveis sem abrir mão da estética moderna.

Em sua estrutura, duas chapas de alumínio se misturam a um núcleo de polietileno de baixa densidade, união essa, que para a arquiteta Jealva Fonseca contempla uma série de características de uma construção contemporânea mais sustentável.

“A principal característica deste novo material é o fato dele ser integralmente reciclável, assim como o vidro. Além disso, é de fácil manutenção, o que prolonga a vida útil da construção e sua valorização comercial”, explica a também gerente de projetos da incorporadora Syene, que desenvolve construções em Salvador utilizando o material.

Segundo Jealva, o material traz benefícios tanto para a construção, por se tratar de um produto com boa valorização, como para os moradores e administradores do condomínio, já que o seu potencial termo-acústico ajuda a proteger a estrutura contra intempéries e ainda auxilia na redução de gastos com energia.


Empresas sustentáveis

“Na sua aplicação, ele também apresenta vantagens, exatamente por não ficar colado a fachada [do empreendimento]. Dessa forma, há a melhoria do conforto térmico dentro da unidade residencial, o que diminui a necessidade de condicionadores de ar e reduz o consumo de energia e emissão de CO2”.

Apontando que o material é parte de um grande processo, Jealva também ressalta a importância de todo o conceito de responsabilidade ecológica ser respeitado durante cada etapa da construção. “Do conceito técnico, do tipo de lâmpada ate a formação técnica do operário que ira construir precisa ser analisado”.

Para Christofer Backer, diretor da
Alcan Composites, empresa que industrializa o produto e amplia suas criações com outros materiais alternativos, é preciso que cada empresa preste atenção ao que oferece, tanto para os compradores como para o coletivo.

“Especialmente para empresas da construção civil, a sustentabilidade é muito importante, ou pelo menos, deveria ser. É importante se preocupar com todos os envolvidos, do meio ambiente ao indivíduo, por isso. Em nossa empresa, pesquisamos e produzimos também o Alucobond Fotovoltaic Sistem, onde é associado às placas o sistema de sensibilidade e absorção da energia do sol, ampliando um pouco mais as opções sustentáveis para a construção”, afirma Backer. 

 


FONTE: ECO 4 PLANET

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DE PAÍSES QUE JÁ ACESSARAM O COMPARTILHE SUSTENTABILIDADE!

free counters

NÚMERO DE LEITORES POR PAÍS DE ACESSO DO COMPARTILHE SUSTENTABILIDADE!

free counters
 

COMPARTILHE SUSTENTABILIDADE! Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger