domingo, 2 de dezembro de 2012

POST 179: FEIRA TRAZ CASA ECOLÓGICA MAIS MODERNA DO MUNDO

Construída com o método Wood Frame, residência do futuro é a sensação da feira aberta na próxima quarta.
 
 

Uma casa que cuida melhor do dono e poupa energia. Esse é o conceito da casa ecológica de 100 m² que será apresentada na Ecofair 2012.

Construída com um método inventado há mais de 150 anos, o imóvel não usa tijolos e aço. Isso gera economia de energia e água, importante para a Sorocaba do futuro, que enfrentará escassez de recursos naturais, afirma Franco Moraes, 49 anos, engenheiro civil responsável pela obra.

Segundo ele, a casa ecológica traz o moderno método Wood Frame – que usa madeira certificada de áreas de reflorestamento e aproveita a água da chuva para uso hidráulico (como vasos sanitários).

A casa administra o gasto de energia – desliga a televisão da tomada para não ficar em stand by e outras ações. A edificação é mais resistente e tem isolamento acústico melhor.

Conceito/ Franco explica que as linhas da casa são retas, o espaço é maior e as soluções limpas. “A quantidade de paredes é menor, o que proporciona mais circulação”, diz.

Conforme o engenheiro responsável, o método é usado nos Estados Unidos, Japão, Nova Zelândia, Austrália, Chile, Índia, Alemanha e países europeus, e deve virar tendência no Brasil. “Por enquanto, temos recursos naturais abundantes para fabricar cerâmicas, tijolos, cimento e telhas para casas de alvenaria, mas no futuro essa realidade vai mudar”, prevê. “A casa fica com cara de nova pelo menos 50 anos, mais que os 30 anos da alvenaria convencional”, garante Franco.

O imóvel atende a todas as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), diz o engenheiro. “Os funcionários têm mais qualidade de vida. Não precisamos encher laje. O ambiente é mais seguro”, afirma Paulo Mezzomo, coordenador da construção.



Ecofair 2012 conta com 120 expositores

Segundo o diretor da Ecofair, Herivelto Lopes, 120 expositores trazem as mais recentes inovações do mercado para construções sustentáveis, no Recreativo Campestre, de quarta a sábado (16 a 19 de maio). A Expo Protege, no mesmo local, apresenta fabricantes de EPI (Equipamento de Proteção Individual).


150 mil reais é o custo da casa ecológica, sem automação

90 dias leva-se para construir a casa.
 
 
 
FONTE: COMUNIDADE OBRA SUSTENTÁVEL

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DE PAÍSES QUE JÁ ACESSARAM O COMPARTILHE SUSTENTABILIDADE!

free counters

NÚMERO DE LEITORES POR PAÍS DE ACESSO DO COMPARTILHE SUSTENTABILIDADE!

free counters
 

COMPARTILHE SUSTENTABILIDADE! Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger